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Graduação / pedagogia

Curso de Pedagogia (Licenciatura Plena) reconhecido pela Portaria Nº 219 de 01/11/2012, publicada no D.O.U. em 06/11/2012 e renovado pela Portaria Nº - 795, de 26 /06/2017, publicada no D.O.U. em 28/07/2017.

Modalidade - Presencial

Turnos de funcionamento - Noturno

Carga horária - 3.200 horas

Integralização – 8 semestres (4 anos)

O Curso de Pedagogia da FACON fundamenta-se na importância da atuação do educador no mundo contemporâneo, em formar um profissional capaz de redimensionar o trabalho pedagógico, de envolver-se ativamente no processo de ensino e aprendizagem, quer em exercício da docência quer em funções administrativas nos estabelecimentos de ensino da educação básica. Nossa matriz já atende a resolução nº 2 de 2015, que integraliza o curso para 4 anos.


O Curso de Pedagogia da Faculdade de Conchas (FACON) tem por finalidade:


Formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;


Formar gestores competentes para atuar na organização e gestão de sistemas, instituições de ensino, englobando o planejamento, a execução, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação de tarefas próprias do setor da Educação, bem como aquelas referentes a projetos e experiências educativas não-escolares;


Formar profissionais competentes para atuar na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.


O Pedagogo formado pela FACON deverá ser capaz de:



Desenvolver um repertório de conhecimentos específicos da docência, possibilitando a construção de referenciais teórico-metodológicos que fundamentem e instrumentalizem docente no exercício da profissão;


Desenvolver competências, habilidades, atitudes e valores nas distintas situações, níveis e modalidades de ensino como base para a atuação pedagógica em espaços e contextos escolares e não-escolares;


Contribuir para a compreensão da gestão democrática e do trabalho coletivo como base para a organização do trabalho pedagógico em contextos educativos escolares e não-escolares;


Desenvolver atividades e práticas relacionadas à produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional nos níveis local, regional, nacional;


Propiciar práticas de pesquisa que possibilitem a reflexão e a produção de conhecimentos na área de educação;


Articular teoria e prática, como modo de resgatar a práxis da ação educativa, compreendendo-a enquanto elemento inerente ao trabalho pedagógico;


Favorecer o desenvolvimento do compromisso social, ético, político e técnico do profissional da educação, voltado à formação humana, e referenciado na concepção sócio-histórica da educação.


O campo de trabalho dos profissionais nas áreas da Educação é amplo. O pedagogo pode trabalhar como educador em escolas de educação infantil, no ensino fundamental em suas séries iniciais, nos conteúdos pedagógicos da formação docente, na educação de jovens e adultos, na educação para portadores de necessidades especiais, na organização e gestão educacional de sistemas e unidades escolares e de unidades e experiências não escolares ou em departamentos de empresas públicas e privadas.

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