topo

blog

FACON - UM OLHAR SOBRE CARREIRA DO PROFESSOR E SUAS ATUAÇÕES

14 de Julho de 2017

MEC PUBLICA PORTARIA QUE REGULAMENTA O DECRETO DO EAD

23 de Junho de 2017

Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Normativa nº11, de 20 de Junho de 2017 pelo Ministério da Educação, que estabelece normas para o credenciamento de IES e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.

Entre os vários pontos abordados, um deles foi que as Instituições de Ensino com conceito 03 (o ranking de pontuação MEC é de 01 a 05) poderão anualmente criar 50 Polos de Ensino à Distância. IEs com conceito 4 poderão abrir 150 polos e conceito 5 até 250 polos.

Abaixo um resumo dos principais tópicos abordados na portaria:

A avaliação in loco só será feita na sede;

Alterações de endereço serão feitas por atualização cadastral;

Ambiente profissional poderá atuar como um Polo;

O acervo poderá ser físico ou digital;

Poderão ser ofertados cursos em regime de parceria entre as Instituições credenciadas, formalizadas com base no PDI;

As atividades presenciais dos cursos de pós-graduação poderão ser realizadas em locais distintos da sede e Polos e EaD;

Com o credenciamento EaD a IES poderá oferecer tanto o curso de graduação quanto o de pós-graduação.

Maiores informações acesse o link para conferir a Portaria completa!!

NOVA PORTARIA E DECRETO DÃO IMPULSO AO MERCADO EAD!

23 de Junho de 2017

Notícias positivas para todos os Polos FACON, confira:




II MOSTRA DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES - FACON


12 de Maio de 2017

Acontece no dia 16 de maio, às 19 horas, a II Mostra de Projeto Interdisciplinares da Faculdade de Conchas, realizada pelos cursos de Pedagogia e Processos Gerenciais. A FACON adquiriu recentemente a pontuação 04 no MEC, em Pedagogia (o ranking é de 1 a 5) - o que a posiciona em patamar de excelência no ensino pedagógico.

Os cursos oferecidos pela FACON, fomentam o desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares, uma vez que estes permitem que os estudantes articulem conhecimentos adquiridos em diferentes áreas e estabeleçam um diálogo entre os componentes curriculares, visando construir projetos de investigação e intervenção. Os alunos são orientados por professores que sintetizam as matérias para elaboração do Projeto Interdisciplinar.

A mostra foi planejada e organizada com propósito didático e finalidade educativa o que favorece a aprendizagem significativa aos alunos e a toda comunidade, por meio da exposição dos trabalhos e oficinas abertas a todos os interessados.

A FACON convida alunos dos cursos de Pedagogia e Processos Gerenciais e toda comunidade de Conchas e região para participar das seguintes oficinas:
Data: 16 de maio
Horário: Das 19h às 22:30h
Local: Faculdade de Conchas - FACON


Tema: A formação docente: teoria e práticas do fazer pedagógico na educação ambiental - (Turma: 1º semestre de Pedagogia. Mediação: Prof. Me. Marcos Aquino).

Descrição da atividade: Oficina sobre a confecção de brinquedos com material reciclado para Educação Ambiental.

Tema: Minimercado como prática de alfabetização e letramento nas perspectivas linguística e matemática - (Turmas: 2º e 3º semestres – Pedagogia/ Mediação: Profa. Ma. Iara Bottan).

Descrição da atividade: Oficina sobre o fazer pedagógico envolvendo habilidades linguísticas e matemáticas, a partir de gêneros textuais.

Tema: Retratos de Conchas: mudanças e continuidade - (Turmas: 4º e 5º semestres de Pedagogia. Mediação: Profa. Ma. Glaciele Pieri).

Descrição da atividade: Apresentação e exposição dos projetos (com intérprete de LIBRAS para acomunidade surda).

Tema: Plano de Marketing: buscando de soluções (Turmas: 1º e 2º semestres – Processos Gerenciais. Mediação: Prof. Esp. Marcelo Palma).

Descrição da atividade: Apresentação de Proposta de Plano de Marketing para o curso de Tecnologiaem Processos Gerenciais, desenvolvida pelos alunos do curso.

Curso de Pedagogia da FACON com nota 4 no MEC


19 de Abril de 2017

A FACON – Faculdade de Conchas, passou no início do mês de Abril pela avaliação do MEC (Ministério da Educação) para a Renovação do Reconhecimento do Curso de Pedagogia e obteve a Nota 4. Esta nota é um mérito de grande importância, visto que esta avaliação vai de 1 a 5.

Tivemos uma reestruturação acadêmica em 2016 que resultou nesta nota, posicionando curso entre os melhores do País. Possui corpo docente sempre focado na qualidade e na excelência, formado por professores, Mestres e Doutores, direção acadêmica representada pela profa Dra Samanta Fedrizzi e coordenação Profa Ma Luciana Gogoy.

O curso de Pedagogia da Faculdade de Conchas (FACON) concebe o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) como a referência orientadora do curso, que ampara a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa; elucida as políticas acadêmicas institucionais e associa as ações a serem adotadas em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.

O projeto desenvolvido, bem como a matriz curricular que o acompanha, trabalha com o princípio da flexibilização e com a inclusão de projetos interdisciplinares durante o percurso formativo, tendo em vista o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradas com a comunidade.

Esta mudança visa também um impacto positivo para firmar convênios com as instituições municipais, estaduais e particulares de ensino, possibilitando uma entrada no cotidiano escolar mais focada. Portanto, uma formação mais profícua, pois leva ao trabalho conjunto de professores desse campo de atuação dentro do curso.

Assim sendo, o processo de elaboração do Projeto considerou os olhares diversos dos sujeitos envolvidos em sua proposta, dialoga com o contexto socioeducacional brasileiro e encontra sua justificativa nas promulgações legais, nas especificidades da região de Conchas e na reflexão crítica acerca da formação de educadores.

A FACON, preocupada com a questão social de Conchas e de seu entorno, fornece bolsa de estudos para todos os alunos ingressantes no 1º semestre. Com avaliações por méritos realizadas em todos os semestres seguintes, os alunos têm a oportunidade de manter esta bolsa até o final do curso. Temos alunos que por seu empenho acadêmico pagam R$ 30,00 de mensalidade.

A FACON busca contemplar, com qualidade, as demandas efetivas de natureza econômica, social e socioambientais.

Seja um aluno FACON!

1º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - APOS de Osasco


19 de Abril de 2017

O Polo parceiro Educa OSASCO traz à toda família FACON o primeiro Congresso Nacional de Educação, promovido pela APOS Osasco e convida a todos os alunos, professores, colaboradores FACON para participar.

Local do Evento: OSASCO, Faculdade FITO ZONA NORTE.
Endereço: Av. Getulio Vargas, 990. Jd. Piratininga, Osasco - SP.

O evento é de iniciativa da APOS – Associação dos Professores de Osasco e Região e do Laboratório de Inteligências Múltiplas; com colaboração do Polo Educa Osasco.

PALESTRANTES: Profs. Gabriel Perissé, Celso Antunes, Ana Ruth Starepravo, Ariana Cosme, Isabel Parolim, Júlio Furtado, Max Haetinger, Paola Marchioro Hanna, Sandra Bozza, Soraya Oliveira H. Barroso.

INSCRIÇÕES PARA AS PALESTRAS VIRTUAIS: 26 DE MAIO E 28 DE MAIO.
ENCONTRO PRESENCIAL: 27 DE MAIO.

COMO PARTICIPAR: Professores interessados contratam os 03 dias de Palestra, sendo 02 encontros virtuais e 01 presencial.
Associados APOS têm inscrição e participação gratuitas.
TODOS OS ALUNOS FACON, DE TODOS OS POLOS CREDENCIADOS FACON, SERÃO ISENTOS DE TAXA DE INSCRIÇÃO - INSCREVA-SE COM O CUPOM APOS2017

Inscrições pelo site:
www.congressosapos.com.br

A todos os participantes inscritos haverá Certificação FACON.

OFERECIMENTOS NO DIA DO EVENTO:
Food Truck: Feira gastronômica de Osasco;
Oficinas: Feira de Livros, Exposição de Artes Visuais - Alunos;
E muito mais!

08/Março: Dia Internacional da Mulher


01 de Março de 2017

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 08 de março. Esta data foi idealizada no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida, de trabalho e de direito de voto, no final do Século XIX na Europa e nos Estados Unidos, esta celebração anual pode ser ampliada para além dos direitos das mulheres trabalhadoras.

É a época do ano em que relembramos o compromisso com um cenário de mais oportunidades para o público feminino, participação no mercado econômico mundial através de diversos setores, ciência, cinema, economia, esportes, games, literatura, política e muitos outros.

Mulheres que pesquisam, produzem, criam, representam, desempenham funções importantes, sustentam famílias inteiras.

Para muito além do mês de março a FACON convida a todos a celebrar esta data diariamente, oferecendo modalidades de cursos em diversas áreas do conhecimento, promovendo oportunidades para pedagogas, empresárias, profissionais da saúde e do direito.

O trabalho e a representatividade feminina podem estar em evidência durante o ano todo, pois todas estão de alguma forma presentes na sociedade como esposas, mães, irmãs, filhas, primas, avós, tias, amigas, chefes, vizinhas, colegas de trabalho, etc.

Dedicamos o fechamento desta matéria com algumas fotos de mulheres em ocupações tradicionalmente masculinas, Feliz dia Internacional da Mulher!

Hipátia de Alexandria Astrônoma romano-egípcia, lecionou filosofia, a primeira mulher documentada como matemática.

Comandante Lucy Lúpia. Pioneira da Aviação Comercial Brasileira

Elena Serova, cosmonauta russa

Elena Serova, cosmonauta russa. Formada em engenharia mecânica, ela continuou seus estudos e se formou em economia.

Outubro: mês especial


15 de Fevereiro de 2017

O mês de outubro foi marcado por duas ocasiões especiais nas mídias sociais da FACON: o “Outubro Rosa” e a comemoração do “Dia dos Professores”. Todos os gestores, em mais de seus 90 Polos espalhados por todo o Brasil se mobilizaram pela campanha, transmitindo aos alunos o clima e a importância de ambas comemorações. Todo ano celebramos esse importante momento e procuramos traduzir em nossos próprios ícones visuais, como foi o caso da logamarca FACON. Promover a educação e a conscientização são motes que a FACON sempre leva consigo em suas campanhas e ações de comunicação.

PDCA - Diretores e gerentes FACON


15 de Fevereiro de 2017

Com o objetivo de otimizar os processos organizacionais da FACON e nos respectivos Polos, a FACON realizou um encontro das diretorias e gerências para a implementação do Clico PDCA - Plan, do, Check, Action: Planejar, fazer, checar, agir. Este método de melhorias, hoje conhecido como PDCA, foi criado na década de 30 por Walter A. Shewart. Foi popularizado por William Edward Deming na década de 50, o que o tornou mundialmente reconhecido por aplicá-lo no Japão no sistema TQC “Controle da Qualidade Total”, uma das estratégias de gestão mais utilizadas no mundo organizacional. O encontro permitiu reavaliar nossa cultura organizacional: conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. O Conjunto formado pelo Negócio, Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Estabelecem “corpo e alma” a uma empresa e a definem. Frente a estes conjuntos de valores a FACON, tem como seu principal negócio a “Educação” para formar cidadãos conscientes e ativos, valorizando a cidadania, comprometidos com a sociedade, buscando sempre melhorá-la através de ações e posturas éticas.

O grande encontro de gestores FACON


15 de Fevereiro de 2017

São raros os eventos que permitem o encontro de gestores de tantas localidades do Brasil. A FACON preparou a Convenção Anual de Inverno 2016, pensando num ambiente propício ao inverno com baixas temperaturas, aliado a um momento de descontração e cronograma que atendesse o interesse de todos os convidados; características que deixaram essa convenção ainda mais agradável e positiva para tanta troca de informações e experiências.

O melhor desta data tão importante foi a participação e presença de tantos convidados, vindos de lugares longínquos e que ao mesmo tempo estiveram tão empenhados em aproveitar o de melhor da Convenção Anual de Inverno Facon 2016: premiações, homenagens, painel com gestores trazendo cases de sucesso de seus Polos, professores palestrantes, além do agradável ambiente que o Hotel Fazenda Vale do Sol, em Serra Negra, proporcionou a todos os convidados. E que venha a próxima Convenção!

Evento: Iª SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA - "Entre o olhar, o ver e o reparar: leituras de mundo e ações transformadoras em diálogo"


15 de Fevereiro de 2017

A I Semana Acadêmica Integrada da Faculdade de Conchas, ocorrida em 21 de Novembro a 24 de Novembro de 2016, propiciou uma maior conexão entre estudantes do curso de Pedagogia e Processos Gerenciais, professores, pedagogos, colaboradores e a comunidade em geral, por meio de um conjunto amplo de atividades culturais, científicas e de extensão. O eixo temático proposto deste ano foi “Entre o olhar, o ver e o reparar: leituras de mundo e ações transformadoras em diálogo”, tendo como ponto de partida a inquietude presente na epígrafe da obra Ensaio Sobre a Cegueira: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara” do escritor português José Saramago.

O propósito da semana foi a reflexão sobre as inesgotáveis possibilidades analíticas e interpretativas da sociedade, extrapolando a cegueira cotidiana em relação a crise de nossa própria sociedade. Assim, o eixo norteador proposto visou configurar-se como essência para o planejamento das atividades. Assim, as palestras, oficinas, sarau, entre outros possibilitaram a construção de raciocínios reflexivos, metafóricos e alegóricos sobre o sujeito e o seu entorno: o re-conhecer, o re-construir!