topo

Aperfeiçoamento / Avaliação da Aprendizagem

Carga Horária: 180h

Objetivos do Curso

Conceitos básicos da avaliação educacional e dos principais temas em questão na vida escolar brasileira: - As duas lógicas da Avaliação: seleção e regulação das aprendizagens. - A diversas orientações na avaliação: formativa, somativa, diagnóstica e classificatória. - As lógicas da avaliação na organização escolares séries e ciclos. - A avaliação e a organização escolar na LDB e nos demais dispositivos legais regulamentadores. - Enfoques teóricos e metodológicos dos programas de avaliação implantados pelo governo federal, a partir dos anos 90: Sistema de Avaliação do Ensino Básico/SAEB, Exame do Ensino Médio/ENEM e Exame Nacional de Cursos/ENC. - A relação entre o Projeto Curricular e Avaliação. - Uma Importante experiência no Estado de São Paulo: SARESP.

Público Alvo

O curso é voltado para profissionais formados em nível superior; professores e demais membros do magistério, em exercício ou não em instituições de Educação Infantil; assessores ou dirigentes de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação e profissionais com grau universitário.

Matriz Curricular

Avaliação Diagnóstica (30h)

Avaliação Formativa (30h)

Avaliação Tradicional (30h)

Meta-avaliação (30h)

Reprodução Social (30h)

Avaliação Processual e Mediadora (30h)

Inscrição

Dados cadastrais
básicos e localização
Escolha um Polo
e cursos de interesse
Dados Cadastrais
Inscrição efetivada
Nome Completo
E-Mail
Telefone Fixo
Celular
CEP